domingo, 28 de outubro de 2012

O Ensino do Futuro

"O Ensino do Futuro" esta é a capa da Revista Época São Paulo do mês de Outubro de 2012 (54ª edição).
Essa matéria não poderia surgir em melhor momento, uma vez que a tecnologia está tão presente na vida do ser humano.
Nas escolas, onde os celulares são proibidos dentro da sala de aula, é possível vê-los nas mãos dos adolescentes nos horários de intervalo ou assim que colocam os pés para fora da instituição.
No dia 23 de Outubro o programa "Profissão Repórter" da Rede Globo falou sobre esse assunto e mostrou duas escolas em São Paulo, sendo que uma não proíbe o uso do celular, pois procura aliar a tecnologia à escola e a outra proíbe só dentro da sala de aula, uma vez que prioriza as brincadeiras antigas. Na escola que libera o uso do celular, uma das adolescentes entrevistadas afirmou não prestar atenção nas aulas e que não tinha boas notas, mas que depois estudava para conseguir passar de ano. Essa mesma menina de 14 anos, chegou a excluir a mãe do Facebook para que ela não xeretasse mais as coisas dela. Um outro caso interessante, mostrado na reportagem foi o de uma menino de 9 anos que tem 3 computadores em casa e dois vídeo-games, sendo um normal de ligar na tv e outro portátil. Ele adora games e joga com pessoas do mundo todo e para vocês terem uma ideia ele bola seus próprios jogos na internet e até nome ele já colocou "Georgio's Adventures". Até estratégias ele já tem para esse sonho virar realidade, vai começar com um livro, depois de um ano ou dois vai lançar o filme e segundo ele, a imprensa vai pedir para que lance os jogos. O incrível é que ele monta os jogos no computador em inglês e português. A determinação desse menino é impressionante!!! O bom é que a mãe desse garoto estipulou dias certos para ele jogar (segunda, sexta e fim de semana) e depois de fazer todas as lições e brincar. Já que estamos falando em jogos, outros casos mostrados na reportagem vale ressaltar aqui, na Santa Casa do RJ, por exemplo, há atendimentos para jovens que não conseguem se desligar do computador e uma das mães entrevistadas diz já ter sofrido como uma mãe de um dependente químico. O filho dessa mulher é tão viciado em jogos que parou de estudar pq faltava muito. Um outro adolescente, de 17 anos conta que vai para a lan house logo que deixa o trabalho, ficas das 16h às 22h, ganha mil reais por mês e gasta 400 para usar o computador e comprar créditos para jogar. Ele também largou a escola. Um casal foi procurar ajuda na Santa Casa do RJ pq  quando a mãe tira o computador do filho, ele entra em depressão, ameaça se matar, fica muito violento, estraga os móveis e arranca os gomos de borracha da bola de vôlei. Enfim, muitos outros casos como esses são mostrados na reportagem. 
A verdade é que cada vez mais as crianças nascem já sabendo deslizar os dedinhos em telas de 7, 14...polegadas. O grande problema disso tudo é que as crianças estão mais interessadas nessas tecnologias do que em pegar um livro para estudar/ler ou aproveitar bem as aulas para aprender. Ficam contando as horas no relógio para chegarem logo em casa e navegar na internet, jogar, acessar as redes sociais etc.
Pq então não utilizar essas tecnologias a favor da educação? Pq não utilizá-las como uma ferramenta para tornar as aulas mais interessantes?
Segundo a reportagem da Revista Época, há escolas em que crianças de três anos de idade já sabem usar um tablet e mexer em vários aplicativos.
O Sistema UNO de Ensino, por exemplo, oferece vários aplicativos que tornam o ensino mais prazeroso, como jogos e vídeos relacionados a cada disciplina. Alguns professores usam o twitter para lançar exercícios valendo nota e a resposta é sempre positiva, afinal os docentes estão usando aquilo que faz parte do cotidiano e que prende a atenção dos alunos. 
Mas um outro problema que vejo em relação a essa questão é a aceitação dos professores. Muitos nem procuram saber sobre o assunto, pq o medo da mudança é maior que a vontade de inovar. E essa é a palavra chave...INOVAR...é disso que os professores precisam! 
Nós educadores devemos sempre estar buscando novidades para levar para a sala de aula, devemos saber tudo o que é de interesse dos alunos, eles mesmos nos dão o caminho a seguir, só depende de nós buscarmos as ferramentas adequadas.

Programa "Profissão Repórter" - 23 de Outubro de 2012